Mitologia Greco/Romana – Heróis

São eles que lutam contra ou pelos deuses; Os deuses sozinhos não podem interferir no rumo da história, por isso eles usam os heróis como peças para fazerem as tarefas que eles não podem executar sozinhos.

Um Herói é um filho de um humano com um deus, ou seja, um semideus. Os heróis ou semideuses nada mais são do que humanos com poderes especiais, normalmente associado a função que eu progenitor divino exerce; Um filho de Poseidon com um Mortal vai ter poder de controlar as águas e de falar com cavalos, um filho de Atena vai ter o poder da inteligência e de fazer escolhas sabias, um filho de Afrodite vai ter a beleza e o poder de atração do sexo oposto…

O herói apesar de ter uma metade divina ele é mortal, por descender do homem. Existe também ecessoes, como por exemplo, Aquiles, que nasceu mortal, mas foi banhado no rio Estige, o que deu a ele seus poderes.

Hércules – ( Héracles para os romanos ) foi mais famoso herói grego, nasceu de uma mortal com Zeus, seu poder era a força, e com ela realizou uma das mais famosas estórias da mitologia grega, ” Os doze Trabalhos de Hercules”.

Perseu –  É o herói que matou a medusa, filho de Zeus, conhecido pela sua coragem e ousadia, tinha um capacete da invisibilidade e sandálias que o faziam voar.

Teseu – Não era filho de deus nenhum, mas sim do rei de Atenas, nasceu em terras distantes de Atenas, aos dezesseis anos descobriu sua verdadeira identidade, e decidiu ir para Atenas, durante sua jornada para assumir o trono de seu reino, enfrenta monstros, entre eles o minotauro.

Deucalião – Esse não realizou nenhum feito heróico, mas é bom citá-lo pela importância de seu conto, nele a terra tinha sido alagada, e os únicos sobreviventes foram Deucalião e sua mulher, Pirra. Isso só foi possível por que o pai de Deucalião, prometeu, avisou sobre o dilúvio e mandou eles contraírem uma arca( aqui notamos a semelhança com o conto Bíblico), que arcou no monte Parnaso, onde tinha um deus/oráculo que explicou a eles como repovoar a terra.

Belerofonte – matou a quimera, possuía Pegaso( o cavalo Voador). Detentor de vários feitos,  se julgou  digno o bastante para visitar o Olimpo; Zeus ficou ofendido de ele ter ido para o Olimpo sem convite, mandou um escorpião para matar Pegaso. Belerofonte morreu como mendigo procurando por Pegaso.

Jasão – Líder dos argonautas, ele que guia eles em suas aventuras.

Orfeu – Abençoado por Apolo com o dom da musica, Orfeu participou da espedição os argonautas, e tambem foi um dos dois mortais que viajaram pelo reino dos mortos e voltaram vivos(o outro foi Hercules). Orfeu tinha perdido a mulher, então resolveu ir ao sub-mundo buscala, ele consiguio voltar vivo por que acalmara as ameaças do caminho com sua bela musica.

Castor e Pólux – No mito, os gêmeos partilham a mesma mãe, porém têm pais diferentes – o que significa que Pólux, por ser filho de Zeus, era imortal, enquanto Castor não o era. Com a morte deste, Pólux pediu a seu pai que deixasse seu irmão partilhar da mesma imortalidade, mas Como Zeus, seu pai, não podia convencer Hades, o deus dos mortos a trazer Castor de volta à vida, ficou decidido que os dois irmãos passariam metade do ano nos infernos, e outra metade no Olimpo. Existe outra versão na qual Zeus transforma Castor e Pólux na constelação de Gêmeos.

Aquiles – Maior guerreiro da mitologia grega, quando nasceu foi banhado no Rio Esfige, o que garantiu a ele poderes como inteligência, força e habilidade de combate,o único ponto fraco era o calcanhar, que foi acertado por Paris.

Ulisses – É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopéia grega, ele foi quem teve a ideia do cavalo de troia, e durante a Odisséia, Poseidon tentou matá-lo, mas ele atravessou oceano inteiro até chegar em sua ilhe natal, e todas as tentativas que Poseidon fez para matá-lo falharam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s