Mitologia Grega – Hades

Hades é o Deus Grego governante do mundo inferior, um dos  3 grandes deuses, seu nome também é o de seu reino, considerado por muitos como um grande vilão, Hades é totalmente injustiçado, pois dês de seu nascimento é posto em segundo plano por seus 2 irmãos.Hades é o mais velho entre os 3 filhos homens de Cronos, mas na divisão de quem governará o que no mundo Zeus e Poseidon lhe deixaram com a função de deus dos mortos, mas ele se conteve, e aceitou seu novo reino; A aversão a Hades e a colocação de que ele é vilão na mitologia grega vem dês dos tempos antigos, pelo simples fato de que o homem teme a morte, por isso teme Hades.

Hades com seu cão, Cebéro

O Reino

Hades tem um grande papel na mitologia grega, como deus dos mortos, ele governa todo o sub-mundo e suas riquezas, além de todos os que já morreram, e morrerão. O seu reino, o sub-mundo é dividido em 5 partes, estas são:

A Entrada: A entrada para o mundo inferior é o rio Aqueronte.Caronte transporta os heróis, as crianças, os ricos e os pobres para o Hades propriamente dito. Caronte cobra moedas para fazer a passagem.Era costume grego colocar uma moeda, chamada óbolo, sob a língua do cadáver, para pagar Caronte pela viagem. Se a alma não pudesse pagar, ficaria forçadamente na margem do Aqueronte para toda a eternidade, e os gregos temiam que pudesse regressar para perturbar os vivos.Na outra margem do Aqueronte ficaria Cérbero, o cão de guarda de três cabeças do Hades. Era muito dócil e gentil com as almas que chegavam, mas demonstrava sua face violenta caso elas tentassem fugir.

O Tribunal: O Tribunal era para onde os mortos iam para sua vida ser julgada e saber para onde deveriam ir para permanecer o resto da eternidade.No Hades as almas eram julgadas por três juízes, com responsabilidades específicas: Minos, tinha o voto decisivo, Éaco, julgava as almas européias e Radamanto, julgava as almas asiáticas. Nem mesmo Hades interferia no julgamento deles, a não ser em raras ocasiões.Os juízes não são deuses e sim mortos que devido à sua forte personalidade e seu senso de justiça tornaram-se juízes. Em algumas versões Hades seria o presidente do tribunal dos mortos.

O Tartáro: O Tártaro é semelhante ao inferno da mitologia cristã, para onde vão as almas malignas.

Campo de Elísio:É o paraíso, onde estão as almas dos heróis, santos, poetas e etc.Lá correria o rio Estige (da imortalidade), que aparece em várias lendas e uma delas é quando a nereida Tétis tentou tornar Aquiles imortal mergulhando-o neste rio, porém, ao mergulhá-lo, segurou-o por um dos calcanhares (daí a expressão “calcanhar de Aquiles” significando ponto vulnerável), assim, esta parte ficou vulnerável, podendo levá-lo à morte.Lá brilhava o sol e havia cascatas de vinho, mas independentemente de quanto se bebesse, ninguém ficava embriagado.

O Hades: O reino dos mortos propriamente dito, é para onde vão as almas dos humanos que não fizeram nada mal, mas também nada bom.Campo que parecia uma floresta, era um lugar triste onde a pessoa fica a eternidade inteira se culpando por não fazer nada na vida.

Castigos Famosos

Tântalo, Sísifo e Íxion: três exemplos dos sofrimentos infernais.

Tântalo: tomado por imensa sede e fome que não podia saciar, procurava amenizar colhendo algum dos frutos que brotavam acima de si; mas os frutos se afastavam quando ele estava prestes a colhê-los.

Sísifo: Tinha por tarefa empurrar uma rocha até o topo de um monte; mas, passando o dia todo neste afã, quando descansava à noite a pedra voltava a rolar até a base da montanha — de modo que tinha de começar tudo novamente, todos os dias. Deu origem à expressão trabalho de Sísifo para designar tarefas intermináveis.

Íxion: Condenado a ser amarrado, tendo serpes por cordas, a uma roda de moinho, que um vento fazia girar eternamente.

Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s