Série Mitologia Grego-Romana

Mitos Romanos

Alguns mitos romanos:

A fome

Erisícton era um rico senhor de terras que desafiava os deuses e seus poderes, não dando a mínima à suas advertências. Certa vez, Erisícton mandou seus criados cortarem e derrubarem a mais importante árvore do bosque consagrado à deusa Ceres. A árvore era muito esplendorosa e venerada.

Quando a árvore foi derrubada, as dríades, que dançavam ao redor, pediram a Ceres que desse uma punição a Erisícton.S deusa decidiu então, ordenar que a fome, uma espécie de ser monstruoso, penetrasse em Erisícton.

A fome atendeu ao pedido e penetrou no corpo do homem, que desde então passou a ter uma fome incontrolável. Comia de tudo do mar, do ar e da terra, e sua fome nunca cessava. Gastou toda sua fortuna em comida, até mesmo sua filha foi vendida, porém não foi o bastante. Quanto mais comia, mais sentia fome. Essa situação durou até que ele comeu seu próprio corpo, morrendo posteriormente.

Camila

Camila, a favorita de Diana, era caçadora e guerreira. Essa moça não conhecia os afazeres domésticos, aprendera a suportar os trabalhos da guerra, em velocidade podia bater o vento, e andar sobre as águas, sem afundar.

Seu pai, Métabo, foi expulso de sua cidade por discórdia civil, e levou com ele sua filha. E fugindo de seus inimigos que o perseguia em meio à floresta, chegou às margens do rio Amazeno, que estava cheio por causa das águas das chuvas, ele então parou por um momento e amarrou a criança em sua lança, envolveu-a em cascas de árvore, e, levantou a garota e disse a Diana: “Deusa das matas! Consagro-vos esta donzela!” e então arremessou sua arma à margem oposta do rio, a lança atravessou as águas furiosas e ele pulou no rio e nadou em direção a lança, onde encontrou a filha salva.

Daí por diante, passou a viver entre os pastores, ensinou Camila a utilizar arco e flecha, podendo assim abater patos e cisnes selvagens. Muitas mães queriam Camila como nora, mas ela permanecia fiel à Diana rejeitando a idéia de casamento.

A flauta 

A deusa Miverva inventou a flauta, e começou a tocar o instrumento com grande beleza para os outros deuses. Cupido com inveja começou a rir da ezpressão que Minerva fazia enquanto tocava.Minerva ficou indignada e jogou fora sua flauta, atirando-a na terra.

Mársias achou a flauta de Minerva e começou a tocar tão deliciosamente que se atreveu a desafiar o deus Apolo para uma disputa musical. O deus venceu naturalmente Mársias e como castigo o esfolou vivo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s